Qual a importância de ter metabolismo rápido?

O metabolismo em si está associado a diversos fatores como os genéticos, fisiológicos (hormonais, por exemplo), os relacionados ao meio externo, tais quais os hábitos de vida (alimentação, atividade física, níveis de estresse, uso de substâncias etc), fatores relacionados a patogenias em casos específicos, entre outros tantos.

Fundamentalmente, podemos dizer que o metabolismo deve não estar necessariamente acelerado, mas funcionando em níveis aceitáveis e equilibrados, ou seja, isso quer dizer que um metabolismo MUITO rápido, pode ser prejudicial tanto quanto um metabolismo considerado LENTO.

Enquanto o metabolismo lento, por exemplo, propicia um ambiente para ganho de peso gordo, dificuldade na metabolização de nutrientes, menores propensões ao desenvolvimento de massa muscular e outros, o metabolismo extremamente rápido pode impossibilitar o ganho de massa muscular (e, consequentemente a aparência de densidade, de músculos torneados etc), pode gerar problemas metabólicos com quadros de hipoglicemia, pode fazer com que a atividade física sofra decréscimos etc.

Entretanto, é necessário que deixemos nosso metabolismo funcionando adequadamente rápido dentro de suas próprias condições, ou seja, de maneira natural. Isso sim será conveniente para o ganho de massa muscular, para a eliminação de gordura corpórea e alguns outros fatores relacionados à saúde e, claro, à estética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício: Guia dos Movimentos de Musculação

Trapézio - Encolhimento com Barra

Trapézio - Remada alta com barra