O que posso fazer para acelerar o meu metabolismo?

Certamente essa é uma das perguntas mais frequentes feitas, principalmente por aqueles indivíduos que culpam a “lentidão” do metabolismo frente aos seus resultados ruins, os quais, na realidade, podem ser solucionados com pequenas dicas e mudanças, não necessitando de métodos apelativos, como o uso de substâncias ergogênicas de caráter fármaco, substâncias desconhecidas e outros tantos “métodos alternativos”.

Pequenos hábitos e pequenos incrementos em sua rotina, podem fazer uma total diferença e é sobre alguns deles que podemos decorrer adiante.

A taxa metabólica pode ser afetada por inúmeros fatores, estes incluem:
Idade: É comum ganharmos peso, ou encontrar mais dificuldade de eliminar esse excesso após uma determinada idade. Isso acontece porque quanto mais envelhecemos, mais lento será o nosso metabolismo.

Massa muscular: A massa muscular contribui significativamente para a velocidade do metabolismo, pois quanto mais massa magra você tiver, mais calorias o seu corpo queimará.
Tamanho: O tamanho também interfere na taxa metabólica – quanto maior você é, mais calorias o seu metabolismo costuma queimar.

Temperatura ambiental: A temperatura corporal também dita a velocidade do metabolismo, pois quando seu corpo é exposto ao frio, por exemplo, ele precisa queimar mais calorias para evitar que a temperatura do corpo caia e para restabelecer uma temperatura adequada.

Atividade Física: Como vimos, todos os movimentos corporais precisam de calorias. Isso significa que quanto mais ativo você é, mais calorias o seu corpo vai queimar. Seu metabolismo vai acelerar de acordo com a necessidade.

Distúrbios hormonais: Algumas doenças costumam reduzir a taxa metabólica, é o caso da síndrome de Cushing e o hipotireoidismo. Essa diminuição pode causar um ganho de peso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício: Guia dos Movimentos de Musculação

Trapézio - Encolhimento com Barra

Trapézio - Remada alta com barra