Vale a pena fazer aeróbicos após o treinamento de musculação?

Quando falamos em aeróbios e perda de massa muscular, muita gente fica assustada e sem saber o que fazer. Será que se eu fizer antes ou depois do treino vai influenciar a perda de massa? Será que o correto é antes ou depois do treino de musculação? O correto é em dias separados do treino? Enfim, muitas são as dúvidas e poucas são as respostas. Por isso resolvi escrever este artigo.

O que a grande maioria das pessoas faz pode ser considerado um erro: Utilizam de protocolos inadequados os quais não só prejudicarão seu desenvolvimento, mas principalmente os fazem ter queda de performance, tanto no treino aeróbico quanto no treino de musculação. Entre esses errados protocolos, está a utilização de aeróbios em momentos inadequados.

gordo-fazendo-esteira

Sabe-se que o treinamento aeróbico antes do treinamento com pesos é um grande erro, em especial para quem visa máxima performance no segundo tipo de exercício. E quando ele é executado após o treino de musculação, também é considerado errado? Vamos tentar descobrir!

A realidade é que tudo dependerá das suas condições metabólicas e de suas condições fisiológicas, como a de recuperação, resposta ao treino, níveis hormonais e etc. A grosso modo, pessoas com uma grande dificuldade de recuperação não se beneficiariam com aeróbios após o treinamento de musculação. Em especial, os ectomorfos teriam péssimo desempenho nesse segundo exercício, devido a exaustão prévia no treino de musculação, teriam certo prejuízo.

Da mesma forma, indivíduos que possuem um treinamento longo e/ou volumoso, não se beneficiam em realizar treinamentos aeróbicos após o treinamento de musculação. Imagine que este já desprenda um tempo considerável no treino de musculação, que é altamente imponente em questões metabólicas. Assim, a probabilidade de hormônios altamente degradadores da massa muscular estarem em alta na corrente sanguínea é evidente. Desprendendo ainda mais tempo nos exercícios aeróbicos após o treinamento, certamente esses hormônios serão ainda mais estimulados, fazendo perder massa muscular e muitas vezes o impedindo de perder a tão desejada gordura corpórea.

Do contrário, há indivíduos que podem obter algum benefício executando exercícios de média intensidade após o treinamento. Esses são indivíduos com menores tendências a rápida fadiga e que possuam treinamento de musculação rápido e de alta intensidade. Entretanto, os exercícios aeróbicos para estes também não devem ser de longuíssima duração, uma vez que cairemos no mesmo platô da alta estimulação de hormônios catabólicos.

Vamos entender como funciona o aeróbico de acordo com o objetivo pessoal de cada um:

Exercícios aeróbicos para a redução de gordura corpórea
gordo-fazendo-esteira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício: Guia dos Movimentos de Musculação

Trapézio - Encolhimento com Barra

Treinar o Trapézio - Remada alta com barra