Como deve ser o treino de braços para iniciantes?

Parece simples, afinal os principais músculos do braço são o bíceps braquial e o tríceps braquial, sendo que o primeiro realiza a flexão de cotovelo e o segundo, a extensão. Portanto, não temos muito que considerar no treinamento de braços para iniciantes? Engano seu! Apesar de parecer simples, o treinamento de braços é bastante complexo, pois envolve uma série de fatores, sem mencionar a sua grande importância, já que eles são fundamentais em grande parte dos movimentos para outros grupamentos.
Basicamente, podemos dizer que a maioria dos iniciantes tem certas dificuldades em manter um treino devidamente efetivo de braços, por diversas razões. É muito comum encontrarmos iniciantes que não conseguem desenvolver uma boa série de exercícios para braços, pelo fato de não terem a devida resistência nos mecanismos de auxilio dos movimentos. Então, para que você não cometa estes erros, veja como deve ser o treino de braços para iniciantes!
Treino de braços biceps e triceps para iniciantes

Treino de braços para iniciantes, questões metodológicas

O treino de braços precisa levar em conta diversos componentes, bem como estar inserido dentro de um contexto e uma individualidade. Além disso, na maioria dos casos, homens e mulheres tendem a ter objetivos diferentes no que se refere a este quesito. Por isso, vou me ater a questões mais gerais do treinamento de braço para iniciantes. Então vamos lá!
Alterne pesos livres e guiados:
Apesar de a grande indicação, na maioria dos casos, ser sempre a maior utilização de pesos livres, os iniciantes tendem a não ter uma boa técnica de execução. Por isso, é muito importante que você alterne entre exercícios com pesos livres, seguidos de exercícios com resistência guiada. Lógico que tudo isso vai depender da estruturação de seu treino, pois existem casos de pessoas que nem fazem exercícios específicos para os braços, já que eles já são solicitados em treinos como de dorsais e de peitoral.

Sempre priorize a execução:
Apesar de os movimentos para o treino de braços serem na grande maioria simples, é importante tomar muito cuidado com a execução dos movimentos. O ideal e que utilizo com meus alunos é inicialmente, usar pouca carga e focar na execução, para depois ir implementando mais carga. Por exemplo, no exercício de rosca direta, apesar de parecer simples, variáveis como a famosa “roubada” com a lombar, ou ainda fazer o movimento incompleto. Por isso, “treine” a execução dos movimentos sempre!

Leve em consideração os demais treinos:
O treino de braços tem a particularidade de levar em conta a questão dos demais treinos e da interferência entre eles. Por exemplo, grande parte dos exercícios para dorsais são compostos por movimentos de flexão de cotovelo, o que faz com que o bíceps braquial também seja solicitado. Da mesma maneira, acontece com o tríceps nos treinos de peitoral. Portanto, para que não haja interferência de um treino no outro, ou por exemplo, você não vá para seu treino de peito com o tríceps fatigado, é importante sempre levar estas interferências em conta, para não ter um treino ruim e ainda, correr o risco de se lesionar!

Fonte: treinomestre.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício: Guia dos Movimentos de Musculação

Trapézio - Encolhimento com Barra

Treinar o Trapézio - Remada alta com barra