Aeróbicos para o aumento de resistência cardiovascular

O fortalecimento cardiovascular, seu aumento e manutenção são fundamentais para praticamente todos esportes, e não poderia ser diferente com a musculação. Com níveis melhores nesse condicionamento é possível não só uma melhor resistência, mas um melhor controle da respiração, uma melhora na distribuição de oxigênio e nutrientes aos diversos tecidos do corpo, entre outras vantagens.

Entretanto, a depender do esporte principal praticado pelo indivíduo, esses níveis podem ser maiores ou menores. Por exemplo, não há porque termos powerlifters com uma capacidade de resistência aeróbica muito alta. Entretanto, para um maratonista ela é indispensável.

aerobico-para-aumentar-resistencia-cardiovascular

Se tratando especificamente de um praticante de musculação, essa resistência pode ser interessante, a depender do nível em que ele quer chegar. Níveis extremos de construção corpórea podem ser prejudicados com a busca de alta capacidade cardiovascular, assim como essa capacidade torna-se até um tanto quanto impossível, devido do aumento de peso do indivíduo e do alto grau necessário de oxigenação em seus tecidos musculares que, obviamente, são maiores. Porém para indivíduos os quais objetivam ganhos menores, não há nada mal em se condicionar frequentemente, dentro de uma periodização de treinamentos adequada.

Nesse caso é interessante a realização em momentos inversos ao treino de musculação e/ou em dias intercalados, possibilitando assim certa recuperação para ambas as práticas. Tendo em vista que o enfoque destes praticantes de musculação NÃO são uma alta composição corpórea, não haverá grandes prejuízos com uma utilização de treinamentos aeróbicos um pouco mais volumosos e/ou intensos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício: Guia dos Movimentos de Musculação

Trapézio - Encolhimento com Barra

Treinar o Trapézio - Remada alta com barra